Quem acha o regime de recuperação fiscal ruim, não imagina como a situação ficará sem ele", diz economista

Quem acha o regime de recuperação fiscal ruim, não imagina como a situação ficará sem ele", diz economista
Darcy Francisco Carvalho dos Santos fala sobre a dívida do Estado

A dívida estadual é um assunto propício às afirmações inverídicas e, até mesmo, à demagogia, porque desperta aquele sentimento arraigado de que os culpados por nossas mazelas sãos os outros.  
A dívida estadual crescia exponencialmente, ao multiplicar-se  por 27, em 28 anos,  entre 1970 e 1998, período em que os déficits primários (sem a dívida) foram 15% receita líquida, ao ano. A sua  maior expansão ocorreu na década de 1990, quando os juros cresceram 23% ao ano,  em termos reais. 
Em 1998 houve o acordo geral, quando a União assumiu quase toda a dívida estadual, financiando-a em 30 anos, com juros de 6% ao ano mais IGP-Di, que na ocasião crescera igual ao IPCA, 1,7%. 
Como as prestações ficariam muito altas, foi estipulado o pagamento de  13% da chamada receita líquida real, deixando-se  de pagar as prestações de cinco operações anteriores (art.5º do contrato) e parte da Operação Proes, que saneou o  Banrisul.. Ficaram sem pagar, então,  28%, em média,  das prestações, formando  resíduos, que  deixaram de existir somente em 2013. Para complicar, o IGP-DI cresceu 35% acima do IPCA.
Em 2016 houve um novo acordo, que reduziu os juros para 4%, alterou o indexador para IPCA e dilatou o prazo por 20 anos,  recalculando novamente as prestações, que passaram a ser pagas pelo valor calculado. Assim, com a receita crescente e a prestação fixa, a cada ano seu valor será menos representativo e o saldo devedor, menor.  
No curto prazo, entretanto, o Estado é deficitário, mesmo pagando zero de dívida. Por isso,  ingressou no STF, com medida liminar para não pagar as prestaçoes, no que foi atendido,
A adesão ao Regime de Recuperação Fiscal suspende o pagamento por três anos, podendo ser renovado por mais três, período em que o Estado poderá ser reerguer. Não havendo essa adesão e tendo que  pagar a dívida, a situação ficará insustentável.  
O novo Regime estabelece grande ajuste na despesa e na receita,  sem o que a situação no final do período voltará ao ponto de partida ou ficará  ainda pior. Mas, para quem acha ele ruim,  não imagina como a situação ficará sem ele. 


2 comentários:

  1. Nem desenho a esquerdalha entende.
    Pobre rs

    ResponderExcluir
  2. Infelizmente os debates na assembléia se reduziram a demagogia pura.
    É evidente que sem a adesão a este regime o estado vai a falência.
    O crescimento da folha e vegetativo em razão de reajustes, reposições inflacionárias e outros benefícios tais como triênio, quinquênio, etc. Sem contar os inativos que aumentam a cada dia e irão superar os servidores da ativa.
    Espero que tenham bom senso e pensem na situação da educação e da saúde, as quais se encontram em estado lastimável, de miserabilidade.
    Chega de enterrar recursos em vantagens inaceitáveis do serviço público.
    Queremos um estado que faça investimentos básicos nas áreas essências e não que destina quase que a totalidade de seus recursos para pagar servidores.
    Não aguentamos mais pagar impostos para sustentar um serviço público de qualidade no mínimo duvidosa para manter planos de carreira irreais de servidores.

    ResponderExcluir