Vendas do comércio varejista aumentaram entre agosto e setembro

As vendas reais do comércio varejista restrito cresceram 0,5% na passagem de agosto para setembro, na série com ajuste sazonal, conforme divulgado na última terça-feira pelo IBGE.

O resultado ficou acima da mediana das projeções do mercado, que apontava para uma alta de 0,3%. Na comparação interanual, as vendas cresceram 6,4%, intensificando a tendência de recuperação da demanda do setor. A receita nominal avançou 1,1% ante agosto, ainda considerando a série com ajustes sazonais. Setorialmente, seis dos oito segmentos pesquisados registraram crescimento na margem, com destaque para Hiper, Supermercados e Produtos Alimentícios e para Artigos Farmacêuticos, cujas vendas subiram 1,0% e 4,3%, nessa ordem. Já o volume de vendas do comércio varejista ampliado, que também considera os segmentos de veículos e materiais de construção, cresceu 1,0% na margem. Para isso, as vendas de materiais de construção cresceram 0,5%, compensando parte da queda de 0,4% das vendas de veículos e motos, partes e peças. 

A surpresa positiva com os dados do comércio varejista de setembro reforça a expectativa de que o consumo das famílias deve seguir auxiliando a retomada da atividade econômica nos próximos trimestres.

Nenhum comentário:

Postar um comentário