Cai venda de veículos no Brasil

A produção total de veículos, excluindo máquinas agrícolas, somou 249.932 unidades em outubro, segundo os dados divulgados ontem pela Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea). O resultado equivale a uma queda de 2,2% na margem, descontando os efeitos sazonais. 

Esta é a primeira queda depois de três meses consecutivos de alta e refletiu as variações negativas das categorias de automóveis e caminhões, com baixas de 2,7% e 1,8%, respectivamente. Em sentido contrário, a produção de comerciais leves teve alta de 1,6% e a de ônibus avançou 4,1%, nessa ordem. 

Em relação à demanda, as vendas ao mercado interno apresentaram retração de 2,2% na margem na série dessazonalizada, com variação negativa apenas na categoria de automóveis. 

No mesmo sentido, as exportações caíram 4,8% em relação ao mês anterior, também excetuados os efeitos sazonais, mas seguiram fortes em relação ao mesmo mês de 2016, com alta de 67%. 

Com isso, os estoques apresentaram aumento de 2,3% na margem. 

Apesar do resultado negativo da fabricação de automóveis, o mercado projeta uma alta discreta da atividade industrial na passagem de setembro para outubro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário