Artigo, Marcelo Aiquel - NÃO SE GASTA PÓLVORA COM CHIMANGO

NÃO SE GASTA PÓLVORA COM CHIMANGO

                Existe este velho provérbio muito utilizado no pampa gaúcho, que tem sua origem na América do Sul (o chimango, pra quem não sabe, é um pássaro predador cuja carne não se presta para alimento humano) e era utilizado pelos federalistas (Maragatos) da revolução de 1893 ao referirem-se de forma pejorativa aos republicanos (também conhecidos como Chimangos).
                Ou seja, sempre que alguma coisa não valia o custo benefício para se adquiri-la, no RS se usava o ditado: não se gasta pólvora com chimango.
                Até hoje ainda se utiliza esta expressão, que vou pegar como “gancho”para este artigo.

                Explicado, de forma sucinta, o significado do termo, digo que comentar o fato que motivou este texto de hoje seria o mesmo que gastar pólvora com chimango.
                Pois não é que o “patético” deputado federal gaúcho Paulo Pimenta (o mesmo que já foi flagrado numa garagem em Brasília, num encontro nebuloso com o publicitário Marcos Valério, quando ocupava a vice-presidência da CPI do Mensalão) resolveu gravar um vídeo em defesa da sua colega Maria “chororô” do Rosário, referente ao affair envolvendo ela e o apresentador Danilo Gentili.
                Dentre as costumeiras mentiras que o deputado gaúcho costuma dizer, no tal vídeo ele fala que a Procuradoria da Câmara foi quem resolveu abrir um inquérito contra o jornalista.
                Então tá, deputado! Contra outra porque esta não colou.
                Ou o deputado quer que nós acreditemos que a nobre Procuradoria da Casa Legislativa agiu “de ofício”?
                Sem ser provocada pela suposta ofendida?
                Só se fossemos – todos – analfabetos e ignorantes...
                Dito isso, quero mandar um recado ao deputado “chimango”: vou economizar meus neurônios e a minha pólvora, encerrando assim este artigo.
                Pois, como ensina o ditado, não se gasta...


                Marcelo Aiquel – advogado (07/06/

Nenhum comentário:

Postar um comentário