Artigo, Cesar Maia - Como prever vitórias no segundo turno

No seu blog diário, o ex-prefeito do Rio, ex-deputado e atual vereador do Rio, Cesar Maia, fez uma consistente avaliação sobre uma pesquisa do GPP,  relativa a preditores de votos neste momento. A análise se faz através dos cruzamentos de várias perguntas, encabeçada pela intenção de voto.

Leia o que ele escreveu hoje (Cesar Maia é economista e foi quem desbaratou a conspirata da Globo para fraudar a eleição de Brizola no Rio): 

Quase sempre os candidatos priorizam a sua comunicaçāo em base as respostas sobre os principais problemas da cidade/estado/país. Nas eleicões municipais deste ano -e por todo o país- o principal problema destacado é a Saúde, seguido da Segurança e da Educaçāo.

No Rio o candidato Pedro Paulo martelou dia a dia Saúde (clínicas da família), e Educação (escolas do amanhã). Da mesma forma fizeram os demais candidatos, mesmo que em proporção menor.

No primeiro debate do segundo turno na Tv Band, Crivella e Freixo se revezaram ao tratar desses problemas destacados nas pesquisas. O erro não é tratar desses temas, mas como tratar. Um problema pode ser o mais importante mas pode não ser um preditor de votos em si.

Aquela pesquisa citada acima do GPP,deixou muito claro que o principal preditor de votos, destacadamente é a capacidade administrativa , a capacitance de gestão, do candidato. Qualquer exercício de reflexão sobre a atual conjuntura, nos conduziria a essa conclusão.

O que só eleitores sentem e veem sāo os desastres administrativos do governo federal e do governo do estado do Rio. Nesse sentido, a abordagem daqueles temas deveria vir precedida da capacidade administrativa, da capacidade de gestão dos candidatos.

Sāo essas condições que dão confiança que as propostas para Saúde, Segurança e Educação serão efetivamente realizadas. Vários nomes de futuros auxiliares ou inspiradores foram citados no debate da TV Band. Nem um só deles com referência mesmo indireta às áreas de finanças e administração.

Descolados do principal preditor de votos, as propostas exaltadas se transformam em promessas vazias. Nesta segunda-feira começaram os programas eleitorais e mais na frente outros debates na TV.

Aguarda-se com ansiedade a comunicaçāo de ambos candidatos e o eixo condutor de suas propostas e promessas, para se avaliar sve são promessas vãs, ou se levam em si como preliminar a capacidade de gestão para virem carregadas de confiança e credibilidade.  








Nenhum comentário:

Postar um comentário